Ferramentas de Aquisição de Dados

Quando você contrata a Zeta Dados como seu parceiro analítico, o primeiro passo em nosso trabalho é avaliar seus objetivos e investigar como alavancar os melhores resultados a partir de dados de sua empresa e de mercado. Avaliamos se você conta os dados que precisa para tomar as melhores decisões, a qualidade desses dados e […]

Gatilhos Baseados em Dados

Em diversos artigos neste blog ([1] e [2]), citamos a importância de uma estratégia de aquisição e da qualidade dos dados para que, no momento em que os dados sejam de fato usados, possam trazer o maior valor possível para o negócio. Uma das formas de agregar alto valor ao negócio é através de gatilhos […]

Estratégia para Aquisição de Dados

Para a implementação e execução de uma estratégia de negócios baseada em dados, é muito importante ter um método para obtenção e integração dos dados [1], de modo a garantir a qualidade desses dados [2], um ativo cada vez mais valioso para as empresas. Neste artigo, vamos abordar o passo a passo para a criação […]

Por que algoritmos podem ser tendenciosos? Como evitamos isso?

Algoritmos vieram para facilitar nossas vidas, fazendo trabalhos antes manuais serem passíveis de automação e processados de forma automática, rápida e em grande escala. No entanto, para treinar e produzir um algoritmo, nos baseamos em dados reais que podem ser tendenciosos, replicando a falha em larga escala, podendo trazer um resultado irreversível para a empresa. […]

Marketing Baseado em Dados

O marketing baseado em dados é um novo conceito que surgiu através da necessidade de empresas em alcançarem a atenção de seus consumidores, utilizando uma estratégia que tem como grande objetivo otimizar as tomadas de decisões, por meios de soluções de marketing e usufruindo da coleta de informações sociais e gerais dos clientes.   As […]

Outubro Rosa: Quando a análise de dados auxilia no combate do câncer de mama

Todos os anos, no mês de outubro, vemos o surgimento dos laços e campanhas cor de rosa. O Outubro Rosa surgiu em 1990 nos Estados Unidos e se tornou um movimento internacional pela conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o câncer mais comum e o mais mortal entre […]

Meditação

“Nossa, não consigo ficar tanto tempo sem fazer nada”, “É só ficar parado com os olhos fechados?”, “Sou ansioso demais para isso”. Essas são as primeiras reações que muitas pessoas tem quando o assunto é meditação.   A meditação é um assunto cada vez mais presente na nossa cultura ocidental, sendo uma prática milenar nascida […]

O que seria essa tal de Cultura Ágil?

“No mundo acelerado e ferozmente competitivo de desenvolvimento de novos produtos comerciais de hoje, velocidade e flexibilidade são essenciais. As empresas estão cada vez mais percebendo que a abordagem antiga e sequencial para desenvolver novos produtos simplesmente não dá conta do recado.” [1] Você poderia imaginar tranquilamente que o trecho acima foi escrito há pouquíssimo […]

Como funciona uma análise exploratória de dados de consumidores

Desde crianças, sempre nos perguntamos o porquê das coisas e com o passar do tempo, esses questionamentos não diminuem. No mundo dos negócios, isso está presente em buscar mais sobre os nossos clientes, quais produtos eles querem, como podemos atendê-los melhor, onde temos oportunidades e porque eles têm o comportamento que tem. A ciência de […]

Obtenção e Integração de Dados

A relevância de uma estratégia bem definida e o efeito desses processos na esfera coorporativa. Uma importante pergunta a ser feita dentro de empresas que veem os dados como fonte de valor para o seu negócio é: “Qual a estratégia para a obtenção e utilização dos dados?”. Muitas empresas que já avançaram em sua transformação […]

Segmentação de Clientes

Entendendo o consumidor com base em dados Na Torre analítica, um dos princípios chave para a sugestão e recomendação de ações é entender muito bem o perfil de cada consumidor, para então fazer o match perfeito de ofertas e serviços. Isto é o que chamamos de segmentação de clientes. Como fazemos: Utilizamos modelos de machine […]

Insights Humanizados Convertidos em Ações

Insights Humanizados Convertidos em Ações

Finalizando a sequência de postagens nas quais explicamos as etapas de execução da nossa Torre Analítica, hoje iremos explicar um pouco mais sobre o ultimo processo que abrange todo esse serviço. Vale lembrar que nas postagens anteriores abordamos as etapas que antecedem a esta, que são o Módulo Analítico e Consumo Self-Service, que fazem com […]

Consumo Self-Service

  Desenvolvida na Zeta, a Torre Analítica é o novo modelo de serviço composto por três etapas de execução, que estão à disposição dos nossos clientes sempre que eles precisarem: Módulo Analítico, Consumo Self-Service e Suporte Analítico Zeta. Semana passada, iniciamos as apresentações, entregas e execuções sobre a etapa que nomeamos de “Módulo Analítico”. Dando […]

Diversidade e inclusão contra vieses em códigos: responsabilidade social na prática

Grandes aliados na tomada de decisões, os algoritmos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, contudo, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, eles podem cometer erros e carregar vieses na maneira como são programados. Algoritmos nada mais são que mecanismos lógicos de tomada de decisões. Nós os utilizamos para resolver qualquer problema, […]

O avanço tecnológico e seu impacto na qualidade de vida

Avanços tecnológicos sempre estiveram presentes nos planejamentos estratégicos das empresas. Na indústria automobilística, por exemplo, onde temos máquinas presentes na maioria do processo, a tecnologia nos traz maior segurança, reduzindo o risco de acidentes, e um aumento na produtividade, diminuindo o tempo para finalizar o produto. No entanto, até pouco tempo, a tecnologia parecia ser […]

Feedbacks constantes: desfrute de presentes durante todo o ano

A comunicação é a base do amor. Essa máxima vale tanto para a nossa vida pessoal como para a nossa vida profissional. No ambiente de trabalho, a cultura do feedback constante está cada vez mais presente no dia a dia dos colaboradores, evitando feedbacks mais espaçados e densos para dar lugar à feedbacks mais informais […]

Análise estratégica de mercado

O entendimento do mercado é um fator crucial para o sucesso de uma empreitada comercial, seja ela a expansão, acompanhamento de performance ou até um turn around. Independente do objetivo, a pergunta que fica é a mesma: mas como fazer o entendimento de mercado? Bom, é claro que existem diversas maneiras de conduzir um estudo, […]

Comunicação no home office: o bem necessário

“Seu microfone está mutado”. A frase que no último ano ganhou uma popularidade muito grande, devido a uma nova realidade enfrentada por várias empresas no nosso atual cenário: o home office. Fomos todos obrigados a nos adaptar com certa rapidez às novas condições de trabalho para que pudéssemos continuar desempenhando nossas atividades diárias pelo bem […]

Como o uso de Dados pode acelerar o crescimento da sua empresa?

Temos visto no mercado um segmento importante de empresas que têm crescido de forma exponencial ou pelo menos significativa. Em geral, podemos perceber que são empresas que utilizam tecnologia e/ou dados em sua própria natureza ou linha de serviços. Como exemplo observamos inúmeras Fintechs, como também alguns varejistas que têm utilizado dados de consumidores como […]