6 motivos para você utilizar dados geográficos para tomar suas decisões de negócios

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Ainda há muitas empresas que não compreendem como os dados geográficos podem cooperar em soluções sobre o mercado em que atuam.

Ao unirem a localização com Business Inteligence é possível visualizar, analisar e extrair dados mais completos de regiões, vendas e clientes, e assim tomar decisões estratégicas e impulsionar os negócios.

A partir de tecnologias GIS (Sistema de Informação Geográfica) é possível obter informações detalhadas de como e onde as vendas são significativas, e quais regiões há chances de ser mais receptivas a determinadas ofertas, promoções e ações de marketing. É possível também identificar onde o atendimento ao cliente precisa de melhoria.

Separamos em seis pontos, situações e soluções que a analise inteligente de informações geográficas pode contribuir com o seu negócio.

Expansão – Planejar a expansão do seu negócio a partir de dados geográficos é possível alcançar mais precisão na escolha de determinadas regiões. É possível também identificar os serviços que são escassos em uma determinada região, e até mesmo locais onde há concentração de um determinado público.

Franquias e filiais – Normalmente o contrato de franquias estabelece um território para atuação e quantas unidades da mesma franquia estão nas proximidades. Para que a localização de cada unidade seja de fato efetiva e rentável é necessária uma análise precisa de informações geográficas e socioeconômicas da região. Com as ferramentas GIS será possível prever cenários ideais para determinar uma região favorável a todos os franqueados.

Investimentos – A partir de um correto entendimento da zona de comércio da região há como analisar o perfil demográfico de regiões e apontar oportunidades de negócios na área. A empresa pode repensar a liderança local, os produtos disponíveis, serviços oferecidos, entender melhor a posição competitiva no mercado, e reavaliar as metas de forma estratégica.

Portfólio – Cada região tem suas características demográficas. Em grandes cidades essas características variam de bairro para bairro. Isso interfere nos produtos que são consumidos, por isso, obter esse entendimento é fundamental para expandir e ter um estoque com produtos focados para o público da região.

Logística – Ferramentas GIS cooperam com o planejamento logístico através do cruzamento de informações de trânsito, informações geográficas e até mesmo com o clima. O caminho mais curto não significa ser o melhor. Dados geográficos ajudam a definir as melhores rotas com o melhor custo benefício, por isso ter as informações sempre atualizadas evitando pontos de risco e melhores horários para tráfego. É fundamental observar através do adensamento demográfico a concentração de clientes e suas variáveis visando otimizar custos logísticos e a melhora do nível de serviço para os clientes.

Relacionamento com clientes – O geo-fence te permite criar um raio em volta de um determinado ponto de interesse. Quando um usuário cadastrado passar por esse perímetro, recebe uma notificação em seu dispositivo móvel. Pode ser um convite, uma promoção, ou alguma informação que seja do interesse do negócio. No varejo essa tecnologia ajuda sua equipe de vendas a captar a entrada de um cliente na em determinada loja. O sistema envia informações relevantes sobre o cliente, seu nome, que tipos de produto compra, quais interações tem com a marca, etc. Informações com o objetivo de personalizar mais o processo de vendas com foco no cliente.

São diversos benefícios de apoio que permitem que decisões sejam tomadas a partir de critérios definidos de forma estratégica. A vantagem da utilização de dados geográficos é a velocidade do fornecimento das respostas realizadas por análises inteligentes, relacionando uma grande variedade de informações de diferentes fontes. Essas respostas permitem o cruzamento de várias informações, análise espacial e produção de mapas temáticos, cruzamento de informações, como características econômicas de determinada área. Tudo a partir de dados relevantes para determinada finalidade.

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