Você sabe o que é People Analytics?

post-blog-27-04-22

A influência dos dados afeta diversas áreas do mundo de negócios e a gestão de pessoas, recrutamento, seleção e treinamentos não seria diferente. O tema é tão extenso que já temos até um termo específico para ele: People Analytics.

People Analytics engloba diversos temas do setor de RH como recrutamento e seleção, treinamentos, performance. A intenção do People Analytics é trazer mais dados para decisões que englobam o RH, melhorando a qualidade e assertividade da tomada de decisão.

Assim como todo processo de Data Science, o procedimento é coletar dados relacionados ao tema de pessoas que estramos trabalhando, fazer cálculos e análises exploratórias para provar hipóteses e criar análises e modelos analíticos para melhorar a qualidade dos processos de RH.

E quais são as facilidades e inovações que o People Analytics nos oferece?
No mundo de recrutamento e seleção é onde mais devemos ter exemplos (e polêmicas). Hoje existem diversas ferramentas para automatizar a avaliação de currículos, desde uma mera filtragem a até mesmo prever qual candidato tem o melhor “fit” para aquela vaga, desde suas capacidades técnicas e comportamentais.

Alguns processos de recrutamento utilizam games para medir o nível do candidato para determinado assunto, além de aprenderem com o jogador e capturar seus dados para utilizá-los no processo de recrutamento.

Outro tema popular para uso de People Analytics é na redução de turn over. Estruturar modelos que prevejam quem tem chances de pedir seu desligamento ou que será desligado antes que aconteça oferece alternativas aos gestores de tomar ações para reter aquele funcionário.

Com maior visibilidade e agilidade, People Analytics nos oferece oportunidades de agir de forma preventiva ao invés de reativa. Diversas ferramentas nos permitem aprender mais sobre o que nossos funcionários estão pensando, fugindo dos formulários de avaliação de satisfação que estamos cansados de preencher.

Com People Analytics, conseguimos capturar dados em tempo real para tomar ações mais fundamentadas com a realidade, evitando aquele subjetivismo na tomada de decisão quando se trata de pessoas.

Também aumentamos a produtividade e conseguimos aprender melhor as fortalezas de nossos funcionários, tornando-os mais produtivos e atribuindo atividades que lhe proporcionem bem-estar, além de conseguirmos dar atenção a eles em um nível singular e não mais tratando-os como grupo.

Embora ajude a vida do gestor, People Analytics, assim como diversos temas que tangem o campo de Inteligencia Artificial, sofre diversas críticas. Com a automatização, processos de recrutamento e seleção podem ficar engessados, não dando oportunidades semelhantes a diferentes pessoas do processo. Já vimos exemplos, como por exemplo um modelo que foi treinado para aceitar apenas pessoas de uma determinada etnia e tratar as demais de forma preconceituosa.

A revolução dos dados é muito poderosa e devemos utilizá-la com ética e responsabilidade. Criando modelos ético e equitários, as possibilidades de inovação e melhoria na qualidade de vida, processos e modos de trabalho só são limitados pela nossa própria imaginação. Se você pudesse escolher, qual processo de recursos humanos você mais gostaria de melhorar?

Guilherme Bertholdo Pandur
CTO na Zeta Dados

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo