People Analytics: Como aplicar?

ilustração people analytics

People Analytics é um conceito cada vez mais em alta no mundo do RH. O seu uso cresce a cada dia e os benefícios trazidos pelo uso de dados na tomada de decisão em diversos temas do setor de RH se provam cada vez mais valiosos. Neste artigo apresentamos uma visão geral de como aplicar esses conceitos e exemplificamos a partir de casos de sucesso.

No nosso artigo Você sabe o que é People Analytics apresentamos os conceitos básicos, discutimos os benefícios da utilização da abordagem de People Analytics nos setores de RH, e vimos como eles podem ser usados em diversos processos, como recrutamento, performance, retenção de funcionários, dentre outros.
Para aplicar os conceitos de Data Science e Data Analytics no setor de Recursos Humanos, três passos são essenciais:

1. Obtenção e tratamentos dos dados: como todo processo relacionado a dados, a primeira etapa é organizar e obter os dados a serem analisados e utilizados na tomada de decisão. O foco nesta etapa é na qualidade dos dados (a sua importância foi discutida em [1]) e em agregar informações objetivas e factuais, que não tenham algum viés organizacional implícito.

2. Análise: Na etapa inicial de análise é feito um trabalho investigativo nos dados, de modo a fazer conexões entre diferentes informações e formular hipóteses. Essa etapa é bastante conectada com a etapa 1, sendo muitas vezes necessário voltar à primeira etapa para obter mais dados ou até mesmo criar processos para geração de dados, como formulários, entrevistas etc. Numa segunda etapa de análise mais avançada, os resultados são analisados e são desenhadas as oportunidades a serem abordadas.

3. Ação: Na última etapa do processo, o insumo gerado pela etapa 2 é utilizado na prática, de modo que estratégias data-driven sejam implementadas no dia a dia da empresa. Nesta etapa podemos definir a utilização de algoritmos de recomendação, criação de dashboards de acompanhamento, implementação de novos processos, dentre outros, de modo a otimizar as oportunidades encontradas na etapa 2.
Vamos agora ver alguns casos de sucesso no uso de People Analytics em diferentes situações.

• Caso 1: Aumento na retenção de funcionários [2]
Motivação: Uma multinacional farmacêutica tinha como objetivos o aumento da performance e retenção de seus funcionários. A abordagem que estava sendo feito pela empresa era a contratação de novos colaboradores com experiência na indústria, dado que acreditavam que eles iriam permanecer por mais tempo na empresa e iriam contribuir mais rapidamente.
Porém os dados, apresentavam um comportamento contrário ao benefício esperado.

Análise: Tendo esse contexto em mente, essa companhia fez o processo de obtenção dos dados de modo a entender qual era a relação entre a experiência do funcionário e o turnover decorrente. Os dados mostraram um resultado bastante diferente do que estava sendo assumido pela empresa: Funcionários contratados logo após finalizarem a faculdade permaneciam na empresa por um tempo significativamente maior do que funcionários contratados já com experiência. Isso fez com que eles formulassem uma nova hipótese para aplicação no processo de contratação: O processo de desenvolvimento de líderes que era realizado com novos funcionários recém-formados tinha relação direta com a redução do turnover.

Aplicação e resultados: Com essa nova hipótese estabelecida, a empresa então adaptou seu processo e passou a contratar mais funcionários recém-formados (crescimento de 20%), o que, com o tempo, efetivamente reduziu o turnover sem gerar impacto na performance das equipes, que continuaram tendo bom desempenho.

• Case 2: Alto volume de candidaturas no processo seletivo [3]
Motivação: A grande dificuldade reportada pelo setor de RH de uma grande empresa do setor aeronáutico era o alto volume de candidaturas no processo seletivo de estagiários, o que gerava uma sobrecarga no setor.

Análise: Neste caso, a etapa de obtenção dos dados está bem mais focada em padronizar o processo seletivo, de modo a possibilitar a utilização de ferramentas que unifiquem e analisem os dados dos candidatos. Além disso, é possível analisar os dados de processos seletivos passados, de modo a identificar traços de personalidade que são desejáveis para a cultura da empresa, qual o nível de conhecimento em certos conceitos é essencial para cada vaga, dentre outros.

Aplicação e resultados: A abordagem ao problema do alto volume de candidaturas foi abordado por meio da implementação de um conjunto de algoritmos que realizassem a triagem dos candidatos, de modo a identificar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos mais adequados a cada vaga e mais alinhados à empresa. Tendo sido feita essa triagem, os melhores perfis eram indicados ao setor de RH, que passou a poder focar nesses candidatos, reduzindo a sobrecarga e aumentando a eficiência do processo.

• Case 3: Localização de um novo escritório [2]
Motivação: Esse é um caso não tão comum, mas que ilustra como os conceitos de People Analytics podem ser usados em diversas situações. Uma empresa de tecnologia baseada nos Estados Unidos tinha como objetivo a abertura de um novo escritório regional e optou por usar os conceitos de People Analytics para a definição do local deste escritório, de modo a otimizar custo, espaço e criar um ambiente positivo, que atraísse talentos.

Análise: O departamento responsável teve como primeira tarefa a análise dos dados dos diversos escritórios em diferentes países da empresa, de modo a entender quais variáveis estavam correlacionadas com as taxas de uso dos escritórios, os custos atrelados e como a região em que os escritórios se inserem estavam relacionados com a performance e com a atratividade a novos candidatos. Um outro aspecto, muito importante na análise, foi a disponibilidade de universidades nos arredores e o número de concorrentes.

Aplicação e resultados: Após a análise supracitada, a companhia acabou mudando a localização inicial planejada para o escritório. A análise mostrou que a primeira opção traria dificuldades no recrutamento de novos talentos. Essa abordagem foi tão bem-sucedida que a empresa passou a adotar a abordagem de People Analytics muito antes no processo de abertura de novos escritórios, o que tornou os resultados deste processo muito mais eficientes.

Guilherme Busato Vecchi
Analista de dados na Zeta

[1] Qualidade dos Dados a Importância e o Impacto na Organização Empresarial
[2] Qualidade dos Dados a Importância e o Impacto na Organização Empresarial
[3] Cases de Sucesso People Analytics

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