Quando você conhece bem os seus clientes, aumenta suas chances de atrair e gerar mais negócios. Porém como podemos aumentar o conhecimento sobre nossos clientes? E o que de fato é importante conhecer sobre eles?
Uma pesquisa de mercado através de dados nos permite conhecer o cliente no aspecto qualitativo (hábitos de consumo, comportamento, entre outros) e quantitativo (potencial, participação).
Neste caminho é possível gerar informações através do Marketing Analytics. Podemos coletar dados sobre o perfil do público em diferentes canais. Sobre como as pessoas se comportam no em nosso site e como reagem à nossas estratégias. Desta forma podemos criar uma persona mais detalhada e assim e criar melhores estratégias para ela.
O Marketing Analytics pode ser norteados por três fatores: volume, variedade e velocidade de dados. Analisar essas informações é essencial para a tomada de decisões mais assertivas. Para extrair as vantagens competitivas a partir dos dados gerados, é necessário saber o que se deseja com eles. É essencial decidir quais problemas precisam ser resolvidos. Questões como de que forma podemos mudar a estratégia de publicidade do nosso cliente, com o objetivo de aumentar as vendas.
O cruzamento de diversas informações sobre o usuário, como compartilhamento de informações em diferentes plataformas, dados de geolocalização, entre outros, permite acompanhar o comportamento do cliente, entender suas motivações, expectativas e assim adequar o seu negócio para melhor atendê-los.
Esta análise nos auxilia na compreensão sobre a jornada de compra do consumidor e pode responder a importantes questões. Ela nos dá uma base para novas estratégias a partir de informações como:
Qual o perfil dos consumidores de maior valor?
Que campanhas mais motivam este consumidor a comprar?
Que padrões de comportamento apresentam?
Como e quando abordar este consumidor?
Quais são as campanhas de melhor performance em múltiplos canais?
Que combinações de campanhas geram mais vendas?
Uma vez respondidas e compreendidas essas questões, as decisões tomadas passam a apresentar resultados cada vez mais positivos, tangíveis, mensuráveis e em conformidade aos seus objetivos.
Entender quem são e como seus clientes se relacionam com sua marca é um dos grandes desafios. A forte ligação entre a análise de dados e comportamento do consumidor pode melhorar sua logística e assim trazer mais competitividade.
Por meio do Marketing Analytics, conheça seus clientes, sabendo quais seus gostos e expectativas. Entenda como aprimorar a experiência do consumidor e aumentar sua satisfação com a marca e aprenda a encontrar caminhos para estimular o consumo. Estamos aqui para te auxiliar nisso. Conte conosco!