Sem dúvida o uso do Whatsapp é algo comum para boa parte dos brasileiros, ainda mais no segmento de pessoas ativas economicamente. Por outro lado, inevitavelmente, ele tem sido utilizado como ferramenta de comunicação para empresas, seja para se comunicar com clientes ou para se comunicar com seus empregados.
Falando em empresas, boa parte das ferramentas de gestão e análise de dados ainda não utilizam o Whatsapp como ferramenta para comunicação de parte dos resultados, pelo menos de forma automática.
Percebemos alguns gestores fazendo isto de forma manual ou então utilizando os meios de comunicação mais tradicionais (e-mails ou acesso a dashboards).
No caso de dashboards, realmente é recomendável o uso para funções onde é necessário uma análise mais profunda e uma tomada de decisão baseada em dados. Por outro lado, funções mais de execução ou papéis onde o funcionário poderia ser apenas informado de alguma análise/decisão, é extremamente aplicável. Essas automações em Whatsapp têm se tornado realidade em algumas empresas e a Zeta tem tido a oportunidade em ajudar.
Na prática as empresas coletam os dados (vendas, clientes, marketing), processam isso de forma automática e fazem um envio cadenciado para os funcionários, sejam eles vendedores, promotores, motoristas, entre outros. As informações são dos diferentes tipos: clientes que precisam de uma visita, prioridades do dia, produtos que precisamos impulsionar, notícias sobre algum incidente, entre outros.
Algumas informações precisam chegar com rapidez na ponta e por isto ferramentas como Whatsapp podem acelerar este processo.