Como o uso de Dados pode acelerar o crescimento da sua empresa?

zetaDados10May

Temos visto no mercado um segmento importante de empresas que têm crescido de forma exponencial ou pelo menos significativa. Em geral, podemos perceber que são empresas que utilizam tecnologia e/ou dados em sua própria natureza ou linha de serviços. Como exemplo observamos inúmeras Fintechs, como também alguns varejistas que têm utilizado dados de consumidores como alavanca para seu crescimento.

De acordo com algumas fontes, como SEBRAE e Exame, empresas de alto crescimento possuem um alto índice de inovação, e um dos pilares de inovação é exatamente o uso de dados, seja ele estruturado ou não.

Desta forma, podemos elencar algumas das ações de uso de dados que podem habilitar o crescimento mais acelerado da sua empresa:

1. Estudos de Mercado

Neste caso possuir dados de mercado da sua linha de produto e serviço de forma mais detalhada (geografias e segmentos, por exemplo), permite a empresa tomar decisões mais otimizadas, como alocação de vendedores, investimento de marketing, revisão de contratos com distribuidores ou parceiros, estratégia de precificação, entre outros.

2. Enriquecimento de Dados.

Enriquecimento de dados de clientes garantem que a empresa faça uma segmentação de clientes mais assertiva, permitindo um match maior da proposta de valor com a necessidade do seu cliente. Já o enriquecimento de dados de prospects é fundamental para encontrar o potencial correto, reduzindo custos de vendas e aumentando a velocidade de conversão de novas oportunidades.

3. Consolidação de dados dispersos.

Integrar, Consolidar e Tratar diferentes fontes de informação (seja em formato, tipologia ou sistema) em geral, habilita inúmeros benefícios tangíveis, em diversas áreas de uma empresa. Citando como exemplo a área comercial, a simples ação de unir uma informação externa de potencial de mercado com uma base interna de vendas, no mesmo nível de comparação, permitem as empresas a entenderem quais os GAPS e oportunidades comerciais, gerando ações mais concretas para aumento de vendas.

Atualmente existem inúmeras ferramentas que ajudam os gestores com praticidade ao lidar com os dados no dia a dia. Cada vez mais líderes corporativos buscam entender melhor o processo de coleta, geração e análise de dados, em busca de assertividade em suas estratégias. Sem dúvida esse é um caminho fundamental no mercado hoje.

Paulo Suraci Angerami
CEO e Fundador da Zeta Dados

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo