A comunicação é a base do amor. Essa máxima vale tanto para a nossa vida pessoal como para a nossa vida profissional. No ambiente de trabalho, a cultura do feedback constante está cada vez mais presente no dia a dia dos colaboradores, evitando feedbacks mais espaçados e densos para dar lugar à feedbacks mais informais e constantes, pois o quanto antes ajustarmos o curso de um navio, menos ele vai se desviar do seu destino.
O feedback ainda é visto por muitos como uma crítica, até uma ofensa ao próprio ego, principalmente quando a pessoa não o vê como o que ele realmente é: um presente. Para mudar essa visão, é essencial que tanto o líder como o liderado tenham treinamentos e capacitações para que o feedback seja dado e recebido corretamente, já que só assim ele atingirá seu objetivo de fazer com que as pessoas possam acatar os pontos levantados para melhorá-los. Isso é essencial tanto para o desenvolvimento individual de cada um como para o sucesso da execução das tarefas na empresa.
Aqui na Zeta estruturamos um sistema de feedbacks, tanto formais e agendados como informais, para garantir transparência no desempenho de cada um, para que todos estejam remando o barco na mesma direção. E, é claro, para tirar o maior proveito dos feedbacks, fizemos uma série de sessões de capacitações de nosso time para desenvolver técnicas corretas e melhores práticas durante os feedbacks, tanto do líder para seu liderado como vice versa.
E ai, está a fim de ganhar um presente?
Jorge Abussamra de Almeida
Consultor de negócios e Co-Fundador da Zeta Dados