Em diversos artigos neste blog ([1] e [2]), citamos a importância de uma estratégia de aquisição e da qualidade dos dados para que, no momento em que os dados sejam de fato usados, possam trazer o maior valor possível para o negócio.
Uma das formas de agregar alto valor ao negócio é através de gatilhos baseados em dados. Gatilhos são, basicamente, uma cadeia de ações que são disparadas através de uma condição pré-determinada. Por exemplo, em uma rede de lojas de varejo, caso uma unidade tenha tido faturamento muito atípico em um dado dia da semana (vendas muito abaixo da meta, por exemplo), e um gatilho tenha sido configurado para essa condição, diversas ações podem ser realizadas de forma automática, em consequência da detecção da anormalidade.
Essas ações realizadas de forma automática podem ter uma natureza ativa ou passiva, dependendo da necessidade do negócio. Ações com natureza ativa são aquelas em que o gatilho de fato realiza operações sobre os dados e sistemas. Ainda no exemplo da rede de lojas, caso exista um gatilho configurado para detecção de vendas anormais de produtos (alto número de unidades vendidas em um curto período, por exemplo), pode-se configurar uma ação que já direciona mais unidades desse produto para a loja que ativou o gatilho ou realiza-se automaticamente um pedido com mais unidades para o fornecedor.
Já as ações de natureza passiva são aquelas que possuem o intuito de notificar uma pessoa para que essa pessoa tome uma determinada atitude sobre o tema. No exemplo do faturamento atípico de uma loja, o gatilho poderia estar configurado para disparar e-mails ou mensagens via WhatsApp para a pessoa responsável pela gerência da loja afetada, de modo que ela seja informada de forma rápida sobre o problema, podendo então identificar os motivos que causaram esse evento, tomando as atitudes para resolvê-lo.
Como pode se pressupor, para que os gatilhos funcionem adequadamente, é muito importante que eles estejam atrelados a dados que estejam sempre atualizados, de modo a serem o mais assertivo possível. Conclui-se, portanto, que é de importância crucial para a implementação dessas lógicas baseadas em gatilhos a existência de uma infraestrutura de dados bem definida, com dados de boa qualidade, atualizados e disponíveis para uso.
Fontes:
[1] https://blog.zetadados.com.br/estrategia-para-aquisicao-de-dados/