Análise diagnóstica de dados: um exemplo prático

Zeta_-_Feed_Linkedin__3

Em nosso último post falamos sobre os tipos de análises que podemos fazer por meio de dados, a fim de otimizar os resultados e auxiliar na tomada de decisões de negócios. Trouxemos hoje um exemplo prático de como as perguntas certas nos indicam um caminho de sucesso.

Essa imagem é um exemplo de infográfico que apresentamos como uma análise diagnóstica para um cliente no segmento do varejo. O objetivo é definir a melhor grade de distribuição logística conforme a localização dos seus clientes.

Começamos com uma análise estatística, utilizando basicamente excel e pyton, para entender qual seria o melhor dia e horário para determinada coleta ou entrega, levando em consideração o CEP dos clientes. Em seguida desenvolvemos um algoritmo para definir a rota de distribuição mais inteligente, considerando como premissas que os clientes deveriam estar agrupados por bairro ou distrito para que todos sejam devidamente atendidos.

Para ilustrar e comprovar a nossa segmentação analítica, criamos um mapa com agrupamentos de clientes por cores, dessa forma ficou mais nítido para nosso cliente as divisões de dias e horários propostos pela nossa análise. Isso resultou em otimização de custos e aumento de eficiência operacional.

Gostou? Quais são as perguntas que você precisa responder para seu negócio hoje? Conte com a gente.

Instagram e Facebook: @zetadados.

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo