Em nosso último post falamos sobre os tipos de análises que podemos fazer por meio de dados, a fim de otimizar os resultados e auxiliar na tomada de decisões de negócios. Trouxemos hoje um exemplo prático de como as perguntas certas nos indicam um caminho de sucesso.
Essa imagem é um exemplo de infográfico que apresentamos como uma análise diagnóstica para um cliente no segmento do varejo. O objetivo é definir a melhor grade de distribuição logística conforme a localização dos seus clientes.
Começamos com uma análise estatística, utilizando basicamente excel e pyton, para entender qual seria o melhor dia e horário para determinada coleta ou entrega, levando em consideração o CEP dos clientes. Em seguida desenvolvemos um algoritmo para definir a rota de distribuição mais inteligente, considerando como premissas que os clientes deveriam estar agrupados por bairro ou distrito para que todos sejam devidamente atendidos.
Para ilustrar e comprovar a nossa segmentação analítica, criamos um mapa com agrupamentos de clientes por cores, dessa forma ficou mais nítido para nosso cliente as divisões de dias e horários propostos pela nossa análise. Isso resultou em otimização de custos e aumento de eficiência operacional.
Gostou? Quais são as perguntas que você precisa responder para seu negócio hoje? Conte com a gente.
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