O entendimento do mercado é um fator crucial para o sucesso de uma empreitada comercial, seja ela a expansão, acompanhamento de performance ou até um turn around.
Independente do objetivo, a pergunta que fica é a mesma: mas como fazer o entendimento de mercado?
Bom, é claro que existem diversas maneiras de conduzir um estudo, mas compartilharemos um método comum, o de hipóteses. Neste caso, o primeiro passo é definir o objetivo e a necessidade. Podemos então criar hipóteses que gostaríamos de validar ou descartar a partir do estudo que desenvolveremos. O investimento de tempo e equipe nesse momento é essencial, uma vez que essas hipóteses serão o alicerce do estudo. Desta forma definimos as análises necessárias para validação dos dados e suas fontes.
Estes podem vir de fontes públicas (órgãos governamentais) ou privadas (empresas especializadas) e quando existe a possibilidade de cruzar estes dados de mercado com os dados da empresa, os insights gerados são muito mais ricos e significativos. Podemos avaliar penetração de mercado, oportunidades de portfólio, expansão e até canibalizacao de canais.
Ao final, respondemos a todas nossas hipóteses, evidenciando gaps de mercado, oportunidades e tendências. Com isso, municiamos os tomadores de decisão com informações confiáveis e insights que possibilitem decisões estratégicas e embasadas.
Suzana Wiegand Longo
Líder de Projetos na Zeta