Análise preditiva de dados: novas oportunidades de negócio

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Se você deseja se antecipar a comportamentos futuros ou estimar resultados desconhecidos com base em dados, saiba que é possível através da análise preditiva.

Como isso é possível? Há diversas ferramentas que empregam técnicas de modelos estatísticos, machine learning, mineração de dados e inteligência artificial para reunir informações tecnológicas e fazer previsões para o futuro. A análise preditiva não informa o que acontecerá, mas prevê o que pode acontecer com um nível aceitável de confiabilidade e inclui cenários hipotéticos e avaliação de riscos. Assim você poderá decidir quais escolhas e investimentos fazer, orientar sua estratégia de maneira mais objetiva.

A análise preditiva utiliza um grande número de dados para determinar probabilidades de comportamentos futuros. O dados são gerados por tecnologias digitais, seja por meio da utilização de aplicativos em smartphones, mídias sociais, compras online, pesquisas em sites de busca, etc. Todas essas informações se combinam com outras fontes de dados e se tornam matéria prima para a análise.

Atualmente, é possível combinar tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) para melhorar ainda mais seu desempenho. Além disso, com relatórios inteligentes conseguimos observar padrões e comportamentos, o que te permite oferecer aos seus clientes experiências mais rápidas e personalizadas. Os modelos preditivos utilizam dados e tecnologias suficientes para compreender melhor os clientes, produtos, parceiros e identificar potenciais riscos e oportunidades futuras para uma empresa.

Entre os resultados da análise preditiva podemos citar os seguintes:

  • Melhore a satisfação do cliente analisando as reclamações.

Não basta coletar milhões de dados, é necessário ser capaz de entendê-los. Com a análise correta dos dados, você pode descobrir rapidamente as correlações entre algumas palavras-chave nas reclamações.

Dessa forma, é possível alocar recursos adequados para lidar com a insatisfação de um determinado grupo de clientes ou usuários. É possível, ainda, segmentá-los por localização, preferências, idade, tipo de produto adquirido / serviço contratado, etc.

  • Otimize a tomada de decisões.

Obtenha informações detalhadas sobre o negócio para analisar mercados, prever vendas e identificar maneiras de reduzir custos. Com isso você será capaz de tomar ações mais precisas.2.Promova a sincronização da produção em resposta à demanda.

Com o uso da análise preditiva, as organizações podem estudar dados para medir a demanda e otimizar a entrega de um produto ou serviço. Não é necessário esperar para tomar as decisões que elevarão o nível de satisfação associado à experiência do cliente.

  • Ações mais planejadas em todos os departamentos.

As ferramentas de análise preditiva podem ser utilizadas, praticamente, por todos os setores de uma empresa.

O gerente de vendas pode usá-las para analisar a base de clientes. O executivo pode observar as tendências de um mercado. O SAC pode pesquisar as principais críticas feitas pelos clientes. O gerente de marketing de mídia social pode estudar dados demográficos e sociais para desenvolver uma campanha que alcance o público-alvo, etc.

Estes são apenas poucos exemplos que mostram como a análise preditiva está mudando o mundo dos negócios. Estamos aqui para te auxiliar a não perder nenhuma oportunidade de crescimento para sua empresa. Entre em contato conosco.

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