O atendimento ao cliente sempre foi um tema muito complexo para as empresas por estar diretamente relacionado a demanda de força de trabalho e alta qualidade no serviço. Temos hoje clientes cada vez mais conectados, surgindo com problemas 24h por dia, em um mercado altamente competitivo onde um bom atendimento pode ser o diferencial.
Nesse meio surgiram os chatbots. Esses robôs automatizados são completamente customizáveis de acordo com as regras de negócios das empresas. Estão trabalhando 24h por dia sem descanso nem horário de almoço, mantendo sempre um padrão de atendimento para todos os clientes. Supridos com inteligência artificial, os robôs aprimoram seu diálogo e compreensão da conversa conforme vão tendo mais contatos com clientes, sempre agregando mais possibilidades a sua base de referências.
Hoje no Brasil*, existem mais de 24mil robôs ativos, interagindo mensalmente com 8 mil clientes através de 92 mil mensagens. Grandes empresas como Nubank, Uber, Pets e Bayer já utilizam chatbots para direcionar assuntos de resolução rápida de seus clientes, enquanto empresas de telecomunicações já usam os robôs para funções mais complexas como emissão de segunda via de boletos.
Com robôs cada vez mais inteligentes e humanizados, essa é uma tendência que só tende a crescer nos últimos anos, trazendo vantagens tanto para os empreendedores como para os clientes que usam o serviço. E você, vai ficar fora dessa?
Jorge Abussamra Almeida
Co-fundador e Consultor de Negócios na Zeta Dados.
(*)Fonte: Mobile Time