Como funciona uma análise exploratória de dados de consumidores

análise exploratória de dados

Desde crianças, sempre nos perguntamos o porquê das coisas e com o passar do tempo, esses questionamentos não diminuem. No mundo dos negócios, isso está presente em buscar mais sobre os nossos clientes, quais produtos eles querem, como podemos atendê-los melhor, onde temos oportunidades e porque eles têm o comportamento que tem.

A ciência de dados hoje nos ajuda a responder essas perguntas, por meio da análise exploratória que possibilita analisar milhares de clientes contidos em Terabytes de informações.

O primeiro passo para uma análise exploratório é entender o contexto dos dados: o que o nosso cliente vende? Onde está localizado? Qual a característica principal de sua clientela? Qual o fragmento temporal que iremos usar para fazer nossa análise?

Depois de termos o contexto, entramos na parte de limpeza dos dados. Aqui é importante entender todos os atributos da nossa base, ou seja, compreender o que cada coluna quer dizer e analisar se os dados que ela contém estão compatíveis. Por exemplo, a coluna de “preço do produto” não deveria nunca estar em branco ou conter letras, ainda, a coluna “nome do produto” deveria em sua maioria estar no formato de texto. Nesta etapa também consertamos os erros, preenchemos os campos vazios e ajustamos possíveis outliers.

Quando nossa base está livre de quaisquer ruídos, passamos para a parte de exploração dos dados. Aqui é onde vamos testar várias hipóteses: onde estão localizados seus maiores consumidores? Eles formam grupos naturais? Qual o Ticket Médio de pessoas que moram na cidade X? Qual dia da semana costuma-se a ter o maior número de compras? Qual janela de horário em que se menos vende? Qual produto geralmente o cliente tem em estoque e não consegue vender?

São várias as hipóteses que podemos testar durante a etapa de exploração de dados, a criatividade é o limite. Podemos explorar os dados de um ângulo distinto ou prepará-los para responder uma nova pergunta. O constante processo de perguntas e respostas nos trazem Insights para aprimorar a análise dos dados

Se as respostas que obtivemos são suficientes para nossa análise, terminamos aqui a etapa de análise exploratória e tiramos então conclusões sobre o negócio do nosso cliente, que passaremos a utilizar para o auxiliar na tomada de decisão. Mas, e se durante a análise novas perguntas surgirem, como por exemplo, por que o segmento da cidade Y é totalmente diferente das outras cidades? Quando não estamos satisfeitos com as respostas que tivemos, sempre podemos repetir todo o ciclo, contextualizando novamente os dados, limpando-os, explorando-os novamente e respondendo novas perguntas até entendermos estar satisfeitos para consolidar uma nova conclusão.

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