Democratização do uso de dados

Zeta_10_02_LINKEDIN

Atualmente empreendedores e executivos notadamente reconhecem o valor que os dados podem ter para um negócio. Contudo, extrair esse valor tem sido um grande desafio para a maior parte das empresas.

Um dos principais motivos dessa dificuldade é a existência de “silos” de informações entre as áreas ou unidades de negócio diferentes [1], ou seja, as informações ficam estagnadas em cada área de uma mesma empresa, retendo o real potencial de transformação que poderiam promover. Nas pequenas empresas, isso acontece porque elas não são capazes de controlar e gerir os dados de forma planejada e escalável, seja por falta de conhecimento, por má comunicação entre áreas distintas, pelo uso de ferramentas que não “se conversam” ou pela implementação de uma arquitetura de dados pouco flexível.

Frente a esse desafio, uma importante tendência na estratégia de tecnologia para o ano de 2021 apontada pela consultoria Gartner [2] é o uso de soluções de tecnologia modulares e intercambiáveis. Imagine, por exemplo, que as soluções de tecnologia encontradas para aumentar a prospecção pelo time de vendas, possam ser facilmente integradas com o aplicativo de relacionamento com o cliente criado pelo time de UX, ou com o Chatbot utilizado pela Central de atendimento. Para que isso seja possível, a empresa deve planejar sua estratégia de dados de forma democrática, pensando na escolha das plataformas de tecnologia mais versáteis e na construção de soluções integradas e flexíveis.

É justamente buscando democratizar o uso dos dados que a Zeta procura levar as melhores soluções analíticas para empreendedores e pequenas empresas, mas além disso, procura também transformar essas soluções em recursos acessíveis e relevantes para todas as áreas de negócio. A intenção é sempre transformar a capacidade de análise das informações disponíveis na espinha dorsal que sustenta a tomada de decisões. Seja para a atendente da central de atendimento, o empacotador do Centro de Distribuição, para a vendedora que negocia com o cliente na loja ou para os gestores e donos de negócio. Para isso, estamos sempre de olho nas dores e necessidades dos clientes e nas tendências de mercado para oferecer as melhores soluções em análise de dados.

Tomás Lichfett Machado, Consultor de Negócios na Zeta Dados.

[1] Closing de Data-value Gap – Accenture 2019
[2] Gartner Top Strategic Technology Trends – 2021

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo