Para a implementação e execução de uma estratégia de negócios baseada em dados, é muito importante ter um método para obtenção e integração dos dados [1], de modo a garantir a qualidade desses dados [2], um ativo cada vez mais valioso para as empresas. Neste artigo, vamos abordar o passo a passo para a criação de uma estratégia para a aquisição de dados.
Para o início de qualquer projeto, é sempre imprescindível definir seu objetivo e escopo. Para a aquisição de dados, isso não é diferente. O primeiro passo é definir onde se quer chegar com os dados, identificando o problema a ser resolvido. Uma prática bastante útil nesse momento é fazer um brainstorming de perguntas que necessitam ser respondidas pelos dados, de modo a guiar todo o processo.
Tendo o objetivo bem definido, o próximo passo é pensar em quais dados são necessários para responder a essas perguntas. Esses dados já existem de alguma forma nas bases existentes? São dados que precisam ser coletados a partir de clientes? Os dados precisam ser gerados automaticamente durante algum processo? É também muito importante definir quais dados serão medidos de forma qualitativa (expressos em palavras, como categorias, avaliações etc.) e quantitativos (expressos de forma numérica, dados que podem ser analisados de forma estatística).
Na sequência, define-se qual será o método de obtenção desses dados. Uma extração a partir de uma base existente, entrevista com clientes, experimentação a partir de simulações etc. Aqui é importante avaliar a eficiência de diversos métodos de modo a chegar em um ou mais modos de extração ideais para o objetivo final.
Antes de iniciar o processo de extração dos dados, é de grande importância criar a infraestrutura que vai suportar esse processo. É necessário, por exemplo, construir os bancos de dados que farão o armazenamento das informações obtidas, definir ou construir a ferramenta que será usada no processo de obtenção dados e planejar como será a operacionalização do processo.
Com todos os passos citados anteriormente concluídos, agora sim passamos à coleta dos dados. Esse é um processo que pode ser contínuo, sendo executado a todo momento ou em períodos específicos, ou também momentâneo, realizado antes de um projeto, por exemplo.
Realizar esse processo de maneira adequada gera grande impacto nos processos posteriores, que utilizarão estes dados para a análise, poupando o possível retrabalho que seria gerado caso os dados não fossem obtidos de forma consistente e com qualidade. Dessa forma, um método claro e bem definido para obtenção dos dados é imprescindível para que uma estratégia baseada em dados seja bem-sucedida.
[1] https://blog.zetadados.com.br/obtencao-e-integracao-de-dados/
[3] https://www.scribbr.com/methodology/data-collection/
[4] https://www.lotame.com/what-are-the-methods-of-data-collection/