Gestão de riscos através dos dados

Zeta_linkedin_05_01

Todo projeto é dinâmico e é diretamente afetado por diversos fatores, ficando suscetível à vários riscos que podem impactar negativamente o seu resultado. É fundamental identificar e gerenciar regularmente os riscos, o que significa buscar soluções de problemas previamente.

A análise de dados permite que você analise os problemas e riscos do seu projeto para gerenciá-lo e assim minimizar o impacto nos processos e resultados. Isso também ajuda a desenvolver os métodos e ferramentas certas para identificar, analisar, priorizar, monitorar possíveis problemas e criar estratégias de resposta à eles.

Maneiras em que a análise de dados coopera com o gerenciamento de riscos:

1. Identificação de tendências emergentes e fatores de risco.

A vantagem aqui é identificar tendências existentes entre os consumidores. Por meio da análise de dados, é possível formar planos de negócios mais detalhados, detectar mudanças no comportamento do usuário com antecedência, tornando possível diminuir o risco de mover os negócios em uma nova direção. Essas análises também podem identificar fatores que contribuem para a perda do cliente, ajudando assim a reduzir a prevenir altas taxas de rotatividade.

2. Avaliação de locais de negócios potenciais.

Ao estabelecer um novo negócio, definir um local é uma decisão importante. Antigamente as empresas dependiam de muitas tentativas e erros, mas hoje é possível usar análises mais precisar para encontrar dados demográficos importantes e os melhores locais próximos aos clientes em potencial. Quando você já sabe onde está seu mercado alvo, escolher um local deixa de ser um jogo de adivinhação e se torna uma decisão mais eficaz.

3. Identificação de potenciais fraudes.

Embora seja verdade que a era digital criou alguns riscos que não existiam algumas décadas atrás, ela criou ainda mais soluções para gerenciar esses riscos. Para empresas que lidam com informações financeiras e / ou pessoais, a análise de dados nos ajuda com a identificação de possíveis fraudes. Isso é ocorre através da análise de fatores de risco, como identificação de comportamentos incomuns, padrões suspeitos etc.

4. Avaliação do risco financeiro.

Poucas empresas precisam mais de gerenciamento de risco do que instituições financeiras. Através da análise de dados é possível encontrar as estatísticas que essas organizações precisam para avaliar e diminuir riscos financeiros, como fraude de cartão de crédito, risco de investimentos, de mercado, etc. É possível identificar melhor esses riscos com base em análises de dados e relatórios específicos, permitindo às organizações financeiras a segurança dos negócios e a melhora da satisfação do cliente.

De maneira geral, o Big Data desenvolveu amplamente o gerenciamento de risco para empresas na era digital e, à medida que mais empresas se envolvem nessa transformação, podemos esperar uma evolução ainda maior no gerenciamento de risco nos próximos anos.

Instagram e Facebook: @zetadados

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo