O avanço tecnológico tem afetado, e muito, o meio como nos comunicamos e compramos. Antes só podíamos comprar produtos indo até o local e éramos limitados ao que nos era ofertado pela geografia, sendo disponível aquilo que estava perto de nós. Hoje, podemos comprar produtos chineses que chegam na nossa residência em 10 dias.
Também aumentamos nosso poder de barganha, a relação entre consumidor e vendedor hoje é menos desproporciona. Hoje, temos voz e capacidade de ser tratado não como uma pessoa dentro de um grupo, mas sim de forma individual e isso se tornou possível graças aos avanços que tivemos na inteligência artificial.
Com os dados que temos de nossos clientes, podemos agrupá-los a fim de reduzir as variáveis em que trabalhamos para economizar recursos computacionais e simplificar também a resolução de problema. Cada grupo vai ser separado conforme seu perfil de compra e comportamento e vamos analisar para cada grupo qual tipo de compra podemos fazer combos.
Então se a pessoa que está comprando pertence ao Grupo A, e pelos dados sei que o grupo A tende a comprar lápis, e quem compra lápis também geralmente compra borracha, assim que meu consumidor escolhe um lápis, eu já posso oferecer para ele uma borracha.
Podemos fazer a recomendação enquanto o usuário navega, ou até mesmo depois, como por exemplo, meu consumidor comprou uma piscina e não comprou um aspirador de piscina, mas no dia seguinte já envio para ele um e-mail com um aspirado de piscina e ainda dou um desconto para estimular a compra.
Esse sistema de recomendação é um algoritmo que detecta o grupo que o cliente faz parte, pelos dados de como ele se comporta na nossa plataforma, e outro algoritmo que analisa a base histórica de todas as vendas, montamos os padrões de vendas casadas (o famoso cross-selling) de todo o histórico de vendas que temos guardado e com isso podemos oferecer aquilo que geralmente é comprado junto.
Isso além de potencializar a compra, facilita também a experiência do cliente, trazendo para ele um serviço personalizado onde ele é o centro, construindo um relacionamento onde eu me importo em atendê-lo bem e de forma inteligente, e não o bombardear com produtos e mais produtos que ele jamais teria interesse em comprar, deixá-lo irritado, fechar o canal de comunicação e terminar o relacionamento.