O marketing baseado em dados é um novo conceito que surgiu através da necessidade de empresas em alcançarem a atenção de seus consumidores, utilizando uma estratégia que tem como grande objetivo otimizar as tomadas de decisões, por meios de soluções de marketing e usufruindo da coleta de informações sociais e gerais dos clientes.
As informações servem como parâmetro para as estratégias a serem tomadas, sendo obtidas através de trabalhos como estudo de mercado, tendo a possibilidade de cruzar os dados internos e externos do mercado, viabilizando uma análise completa e direcionada, de acordo com a sua segmentação.
Uma estratégia sendo embasada por dados nos permite a utilização das mais variadas informações, como, por exemplo:
- Dados Estruturados: relatórios, materiais organizados, informações internas e externas.
- Dados Semiestruturados: dados com origens em soluções de marketing.
- Dados Não Estruturados: dados incompletos e sem uma lógica de como serão utilizados.
Mas, afinal, quais são os benefícios concretizados que as estratégias de marketing baseadas em dados podem gerar?
Identificação de Padrões do Consumidor:
É possível identificar as tendências de consumo dos clientes através de previsão de padrões de comportamento do seu consumidor e poder se antecipar, proporcionando uma melhor experiência de compra e relacionamento com o cliente, gerando a sua fidelização.
Vantagem na Competitividade do Mercado:
Com a coleta, tabulação e análise de um volume muito grande de dados, é possível adquirir o conhecimento em métricas realmente importantes, como o número de oportunidades abertas, número de oportunidades encerradas, custo de aquisição por cliente (CAC), tempo médio de venda, ciclo de venda, receita por vendedor, que são diferenciais competitivos que geram vantagens de mercado comparado aos concorrentes.
Capacitação Comercial:
Quanto maior for o seu conhecimento do mercado e do seu cliente, maiores são as chances de sua empresa investir em ações para ter um alcance cada vez maior de seu negócio.
O departamento de marketing é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Ele está diretamente ligado a tudo que sua empresa almeja, tanto no futuro quanto no presente. Com a captação e análise de dados trabalhando de forma conjunta com o setor de marketing, a empresa passa a ter chances muito maiores de ter campanhas publicitárias muito mais assertivas, gerando uma influência relevante da marca em seu faturamento e na visão que o consumidor tem dela.