Avanços tecnológicos sempre estiveram presentes nos planejamentos estratégicos das empresas. Na indústria automobilística, por exemplo, onde temos máquinas presentes na maioria do processo, a tecnologia nos traz maior segurança, reduzindo o risco de acidentes, e um aumento na produtividade, diminuindo o tempo para finalizar o produto. No entanto, até pouco tempo, a tecnologia parecia ser exclusiva das empresas e apenas daquelas que tinham recursos para desenvolvê-la, voltada principalmente para uma melhora na produção e gerência interna do processo industrial ou serviço.
Recentemente, com o avanço da inteligência artificial, o próprio consumidor vem sendo atingido, trazendo experiências customizáveis e personalizadas. Ao utilizarmos um produto, ele próprio nos oferece alguma recomendação de acordo com nosso uso. Ao invés de precisar passar por milhares de atendentes, posso iniciar uma conversa com um atendente virtual e cancelar meu serviço ou tirar dúvidas.
Os produtos também têm se tornado mais interativos, onde conseguimos acioná-los por comando de voz, movimento, ou podemos selecionar opções para aumentar sua inteligência e ele se adaptar ao nosso uso. Como exemplo podemos citar a autocorreção de textos quando digitamos no celular, que aprende as frases que mais usamos e em situações que geralmente as incluímos.
Tudo isso é possível, pois o nosso próprio comportamento molda a experiência futura que teremos, nos trazendo vídeos de nosso interesse no YouTube, produtos similares ou complementares quando estamos em algum e-commerce, séries que talvez sejam de nosso gosto em alguma plataforma de streaming, verificar transações bancárias e bloquear aquelas que fogem do padrão por serem possíveis fraudes.
São inúmeras as possibilidades que estão surgindo com o avanço da democratização do acesso à tecnologia, descentralização de infraestrutura com o cloud computing e avanço do próprio poder computacional.
Com o advento da pandemia, o processo de evolução da tecnologia acelerou ainda mais, sendo necessário migrar diversos serviços para um ambiente on-line e não presencial, facilitando muitos processos para os consumidores sem que eles precisem sair de casa e perder tempo com entraves burocráticos excessivos.
Já podemos ver atualmente alguns frutos da evolução da IA com a criação de carros autônomos, serviços completamente virtuais e de qualidade, uma melhor experiência de compras, até mesmo testes e planejamento de um monitoramento mais constante e personalizado da nossa saúde que poderá prever algum problema antes que ele aconteça, como um infarto.
Em cada vez menos tempo, a tecnologia tem sido capaz de mudar nossos hábitos, comportamentos e cultura, sendo cada vez mais presente na vida diária das pessoas – não mais um recurso exclusivo da atividade empresarial – trazendo várias facilidades para todos, tendo mais acessos a recursos, de forma mais barata, otimizando nosso tempo e experiência.
Guilherme Bertholdo
Co-fundador e CTO da Zeta Dados.