O que é Golden Circle e como alavancar os resultados da sua empresa

ilustração golden circle

Por que marcas como Apple e Nike criam tanta conexão emocional com seus usuários? Por que outras concorrentes com produtos, muitas vezes de melhor ou igual qualidade, não geram tanto impacto? Entenda agora como o Golden Circle pode responder à essa questão.

Neste artigo você verá:
• O que é Golden Circle
• Como funciona?
• Como o Golden Circle ajuda a minha empresa?
• Como otimizar?
• Vídeo do autor

O QUE É GOLDEN CIRCLE?

O Golden Circle foi originalmente cunhado pelo autor Simon Sinek. Trata-se de uma forma de visualizar o propósito da empresa para nortear os esforços de marketing e comunicação.
Para melhor visualização e análise, são desenhados três círculos, um dentro do outro. Então, são escritas três perguntas dentro de cada círculo: What? (o que?), How? (como?) e Why? (por quê?). Veja o exemplo na ilustração abaixo:

golden circle

COMO FUNCIONA?

Reflita enquanto escreve as respostas dentro de cada círculo:
O que sua empresa faz?
Como sua empresa faz o que faz?
Por que sua empresa faz o que faz?

Veja o exemplo da Nike:
O que fazemos?
R.: Artigos esportivos de qualidade.
Como fazemos?
R.: Foco em design, inovação e pesquisa.
Por quê?
A graça da vida é superar os desafios. Just do it!

A ideia é instigar o comportamento, a comunicação e o propósito de sua empresa de dentro para fora, ou seja, com foco no “por quê”, ao oposto do comportamento mais comum praticado pela maioria das empresas, de fora para dentro, com foco somente no “o que”.
Note: o “por quê” deve ser a principal motivação da empresa, antes de lucro, resultado ou similares. Aquilo que é o coração pulsante, o valor entregue, o manifesto, o benefício real, o motivo da empresa existir no mundo.

As grandes empresas que aprenderam a se comunicar com maestria pensam de dentro para fora.

Primeiro sabem o motivo de existirem.
Depois sabem como podem atingir o objetivo da motivação.
E então, o que fazem, é só um meio de atingir o propósito.

Com o Golden Circle preenchido, reflita:
Como os fundadores, diretores, funcionários e clientes enxergam seu negócio?
Se quase todos sabem o que sua empresa faz, alguns sabem como ela faz, mas poucos ou ninguém sabe o porquê de estarem fazendo o que fazem. Você está se comunicando da forma errada.

“As pessoas não compram o que você faz, as pessoas compram o porquê você faz”
Simon Sinek

COMO O GOLDEN CIRCLE AJUDA A MINHA EMPRESA?

O Golden Circle deve ser direcionado tanto para a comunicação interna quanto externa.
Funcionários que estão alinhados com o propósito central da empresa, tendem a ser mais engajados e comprometidos com os valores da empresa.
Clientes que compram o “por quê” são mais fiéis, ficam menos sensíveis aos preços, aceitam novos lançamentos com mais facilidade e tornam-se promotores da marca.
É por isso que a Apple consegue vender panos a R$219,00 e ainda esgotar o estoque.

Portanto:
Venda menos artigos esportivos e mais possibilidades de superar seus desafios pessoais.
Venda menos pneus e mais liberdade de decidir o rumo da estrada da vida.
Venda menos capinhas de celulares e mais formas de expressar a criatividade onde estiver.
Venda menos fones de ouvido e mais sensações de ser o diretor da trilha sonora das suas conquistas.

O próprio autor chama a metodologia de “a ideia mais simples do mundo”. De fato, à primeira vista, não parece ser algo complicado, porém a dificuldade está em executar o simples com maestria e colocar o plano em prática.

COMO OTIMIZAR?

Sabemos que somente o conceito apresentado neste artigo não é suficiente para uma empresa que quer multiplicar seus ganhos e criar uma marca sólida. A comunicação bem construída explora com atenção as diversas áreas de branding, marketing, planejamento e vendas.
Converse com seu time de marketing, embase sua pesquisa em dados e passe a direcionar sua comunicação com foco no centro do círculo.
Hoje em dia, é muito difícil permanecer competitivo no mercado sem uma área de análise de dados que possa trazer informações e insights valiosos.
A Zeta é especialista em Data Science e pode ajudar a sua empresa a alavancar seus resultados com o embasamento e o poder dos dados!
Entre em contato!

VÍDEO DO AUTOR
Confira na íntegra, com legendas em português, a palestra de Simon Sinek para o TED Talks onde o autor apresenta o conceito de Golden Circle:

Gustavo Yamazaki Teixeira
Analista de Marketing na Zeta

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo