É possível obter informações valiosas à medida que entendemos porque as coisas acontecem onde acontecem. A inteligência de localização é a análise de dados geoespaciais para a compreensão mais ampla e detalhada do negócio, facilitando assim a tomada de decisão. Após a busca por dados demográficos, de oferta, tráfego, clima etc, é criado então um mapa inteligente.
Quem usa inteligência de localização?
Muitas empresas acreditam que a inteligência de localização é fundamental para alcançar resultados. Elas usam dados e análises espaciais para fornecer inteligência ao negócio, o que capacita a compreensão, percepção e previsões estratégicas.
Como podemos aplicar a inteligência de localização?
- avaliação estratégica de entorno.
As análises de localização a partir de determinado ponto, permitem compreender melhor a região, o seu potencial sociodemográfico, a renda da população, domicílios, se há concorrentes e se há fluxo do perfil de demanda para o negócio. É possível, a partir dessas informações, verificar o potencial de consumo de uma região específica e assim posicionar ações mais precisas.
- avaliação de canibalização de vendas.
É possível apresentar um estudo detalhado e capaz de observar o potencial de consumo, nível de competição e de canibalização de vendas em determinada região. Se são lojas franqueadas, podemos avaliar melhor as influências de uma unidade com outra ou entre concorrentes. Essa análise permite um planejamento melhor de implantação de novas lojas e também em ações de marketing.
- estudos de macrolocalização.
A macrolocalização considera parâmetros para definição da melhor região geográfica (estados, distritos, municípios, bairros, etc.). É possível cruzar dados de oferta e demanda, decidir a região mais vantajosa onde uma empresa ou negócio poderá ser implantado. Descreve a área com mais detalhes e investiga o potencial que um determinado projeto poderá alcançar.
Como parte de uma transformação digital, muitas organizações estão contando com a tecnologia de localização para decisões de mercado. Os campos de aplicação, por serem muito versáteis, são muito amplos, podendo-se utilizar para estudos de impacto ambiental, vigilância epidemiológica, prospecção de recursos ao marketing, implantação de unidades franqueadas e muito mais. Entre em contato conosco e descubra quais os benefícios dessa tecnologia para seu negócio.