Recrutamento: 4 fatores para encontrar o seu dream team

Recrutamento

Recrutamento é um tema muito discutido nas lideranças de todas as empresas, por ser um processo que está sempre mudando e ser muito específico em função do contexto de cada empresa, já que ele vai muito além de buscar uma pessoa que consiga desempenhar bem as atividades propostas, mas que também se adeque ao ambiente e traga valor para a companhia.

É sempre um desafio em uma conversa identificar se o candidato é o ideal para a sua vaga, porém ter perguntas definidas previamente ajuda a garantir uma assertividade, não só no conteúdo das respostas em si, mas em como a pessoa reage e responde a elas, o que reflete muito como vai ser o seu comportamento no dia a dia.

Um processo ideal de recrutamento deve cobrir pelo menos os quatro fatores abaixo:

HARD SKILLS

O bloco de hard skills contempla todos os conhecimentos técnicos necessários para que a pessoa desempenhe as funções da vaga, além de serem habilidades específicas para aquela posição. Vale lembrar que para cargos mais baixos, como estagiários, os hard skills são menos importantes já que o candidato está numa fase de aprendizado.

SOFT SKILLS

As soft skills englobam habilidades interpessoais e comportamentais dos candidatos, cada vez mais valorizadas nos processos de recrutamento. Aqui entra proatividade, postura, colaboração, clareza de comunicação, resiliência entre outras. Esses skills, apesar de não serem específicos, podem variar muito em função do perfil necessário para a vaga. Muitas vezes a melhor maneira de medi-los é através de dinâmicas e interações, já que em perguntas objetivas o candidato pode dar uma resposta que não necessariamente se aplica a realidade.

CULTURA E VALORES

Apesar de muitas vezes não receber a atenção necessária, é crucial que no processo de recrutamento seja avaliada o fit dos valores do candidato com o da empresa. Um funcionário que esteja em desacordo com a cultura organizacional, além de não se adaptar no médio/longo prazo, também pode gerar atrito com o seu time, gerando um prejuízo grande para todos.

REFERÊNCIAS

Além da percepção própria, a visão de quem trabalha com você no dia a dia é crucial e algumas vezes até mais assertiva. Nesse sentido, é fundamental colher referências de experiências passadas do candidato, podendo ser um chefe ou um par, para termos uma segunda opinião de como ele se comporta no ambiente de trabalho. A percepção do impacto que a pessoa causa naqueles que ela convive é riquíssimo e agrega muito ao processo de recrutamento.

É crucial que ao longo do processo a experiência seja boa para o candidato também, sem longos tempos de espera para respostas, feedbacks e transparência com relação ao processo, aumentando o engajamento e impactando diretamente a imagem da empresa para futuras contratações.

Um processo de recrutamento bem estruturado pode ser muito vantajoso para todas as empresas, já que uma contratação errada acarreta um custo muito alto, tanto financeiro como de tempo investido na pessoa, então vale a pena fazer um bom esforço no processo de seleção para que não seja necessário voltar atrás no futuro.

Jorge Abussamra de Almeida
COO

Compartilhe este post!

Fornecemos recomendações e insights confiáveis enquanto sua empresa foca no que faz de melhor

Solicite seu assessment gratuito agora mesmo