Você sabe o que significa geomarketing?

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Geomarketing é um conceito bastante novo e utilizado por poucas empresas. No entanto pode gerar muito valor para aqueles que possuem acesso a esta nova tendência.

Geomarketing por conceito significa avaliar e definir estratégias de vendas, marketing e também logística via o uso de ferramentas geoespaciais.

Em outras palavras utilizam-se dados internos e de mercado na forma mais granular possível (por endereço por exemplo) e com colecionadores de negócio são exploradas oportunidades reais e precisas de onde é possível crescer a quantidade de clientes, quais os vendedores com menor cobertura, quais clientes de alto potencial não são atendidos.

Como implementar isto na minha empresa?

1. A primeira coisa é entender quais os tipos de cliente que são atendidos, qual o código CNAE destes clientes e quais são as variáveis de mercado que podem ajudar a priorizar determinadas regiões, como por exemplo renda média per capita, fluxo de pedestres, proximidade de parques, centros comerciais com alta concentração de empregados, entre outros.

2. Identificar e ter acesso as bases de mercado necessárias para realizar estas análises. Bases como lista de cnpjs, renda por região, consumo per capita, geradores de fluxo, entre outros.

3. Gerar uma grande base de dados capaz de gerar os insights por área de negócio e de maneira consistente e recorrente.

4. Utilizar ferramentas de visualização que facilitem o entendimento das análises e também gerar listas de ações pragmáticas para cada área envolvida.

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