O volume de dados no planeta atualmente não para de crescer a um ritmo muito acelerado. Sabemos que esse crescimento não é uma coincidência pois os dados sempre foram importantes no decorrer da história da humanidade. Mas, nas últimas décadas, os dados saíram dos livros, prateleiras e manuscritos e chegaram a grandes Data Centers de última geração capazes de armazenar toda a Biblioteca de Alexandria em alguns metros cúbicos. o mesmo acontece em Marketing Science.
Neste artigo você verá:
• Contexto
• O que é Marketing Science?
• Como uma empresa pode se beneficiar deste conceito?
• Onde Marketing Science pode ser aplicada?
• Conclusão
CONTEXTO
O desenvolvimento dos computadores e a chegada da internet elevou o patamar do armazenamento, processamento e análise de dados a um nível, outrora, praticamente inimaginável.
Hoje em dia, as maiores empresas do mundo investem bilhões na área pois enxergam os dados como o passado, presente e principalmente futuro. Novos cargos surgem diariamente por conta do buzz gerado pelos dados e, para a área de marketing, não poderia ser diferente.
O QUE É MARKETING SCIENCE?
Foi-se o tempo em que o profissional de marketing era aquele que somente propunha ideias e soluções baseadas em conceitos, teorias e criatividade.
Marketing Science nada mais é do que o conceito de unir o método científico e a utilização de data Science para resolver problemas relacionados ao mercado. Seus três principais pilares são: Dados e Análise, Tecnologia e Conhecimento de Negócio.
COMO MINHA EMPRESA PODE SE BENEFICIAR DESTE CONCEITO?
Virar a chavinha da empresa para uma cultura mais centrada em análise de dados é o primeiro passo que pode resultar em ganhos incríveis de assertividade.
Uma empresa que queira ir além do óbvio, precisa contar com profissionais capazes de enxergar o problema com olhos de marketing, de ciência, estatística e programação conseguindo assim montar um time que conte com desenvolvedores e programadores, cientistas de dados, pesquisadores, matemáticos, profissionais de marketing, especialistas em UX/UI, product owner e product managers com a capacidade de liderar projetos complexos.
ONDE MARKETING SCIENCE PODE SER APLICADA?
As possibilidades são muitas:
• Desenvolvimento de produtos
• Experiência do usuário
• Precificação
• Análise de portfólio
• Comunicação e propaganda
• Perfis de consumidores
• Presença geográfica
• Mapeamento de concorrentes
• Inside sales
• Entre muitas outras.
CONCLUSÃO
O mundo orientado a dados é a realidade também para o marketing. O profissional e a empresa que enxergarem a importância da Data Science terão maior vantagem competitiva no setor.
Para aprofundamento, recomendo o nosso artigo Marketing Baseado em Dados e as seguintes publicações (em inglês): What Does Marketing Science Bring To The Table?
What is Marketing Science
Gustavo Yamazaki Teixeira
Analista de Marketing na Zeta Dados